4 dicas para melhorar a eficiência dos canais de divulgação da empresa

Ilhasoft

A venda de produto ou serviço, basicamente, é a concretização bem-sucedida de um relacionamento entre clientes e empresas. Para que esse relacionamento dê certo, como quem empreende sabe bem, a comunicação eficiente é fundamental.

Por isso, neste artigo vamos oferecer a você 4 dicas essenciais para melhorar a divulgação de sua companhia e otimizar os canais de divulgação da empresa. Não basta que as pessoas conheçam sua marca, o objetivo é que se relacionem com ela da melhor forma possível. Confira!

1. Valorize a interação com o cliente

Seja em uma loja virtual ou no atendimento direto na loja física, é importante que a relação entre a empresa e o cliente seja focada nas necessidades do cliente. Então, investir na capacitação do time de vendas para que esteja preparado para os imprevistos desse momento é essencial.

O cliente que se sente desconfortável, pressionado, incompreendido, enfim, insatisfeito, não fará esforço algum para voltar. Por outro lado, estar realmente atento ao que acontece no atendimento fornece informações valiosas para melhorar todos os processos da empresa. Um cliente que sai satisfeito fará boas recomendações e trará clientes novos.

2. Busque diversificar os canais de divulgação da empresa, use chatbot

Além do bom atendimento direto no momento da venda, há várias outras ferramentas para melhorar a conversa entre a empresa e o cliente. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), o atendimento virtual por meio de chatbot, os formulários digitais de contato, as entrevistas, a caixa de sugestões e reclamações, as pesquisas de satisfação e correspondência promocional são alguns exemplos.

Aqui, o importante é realizar aquilo que se aplica à realidade da empresa e que vai trazer benefícios concretos para o negócio. É preciso experimentar as possibilidades e estar aberto às informações que ela trará.

Quando se convida um cliente a enviar reclamações, por exemplo, a abertura para receber aqueles comentários sinceramente dispostos a melhorar precisa existir. Caso contrário, o canal de relacionamento perderá credibilidade junto com a marca e o reflexo nas vendas será negativo.

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3. Entenda o que está acontecendo online

A agilidade que uma experiência positiva — ou negativa — é disponibilizada online e se propaga é impressionante. Por isso, é importante estar atento e capacitado para lidar com esse ambiente, seja no monitoramento da marca no ambiente online ou no diálogo direto com as pessoas por meio dos perfis em redes sociais, por exemplo.

Nesse ponto, uma tendência e revolução em curso são os bots. A palavra é uma redução de robô em inglês (robot) e trata-se de uma ferramenta digital que utiliza inteligência artificial para se relacionar com os clientes.

O Facebook Bot pode ser programado para atuar na janela de bate-papo de uma página de Facebook da empresa. Assim, com definições preestabelecidas, o robô está alerta 24h para responder com agilidade e coerência as interações do público. Embora seja uma tecnologia em desenvolvimento, os resultados têm sido muito positivos.

4. Opte por uma ação integrada

Poucas coisas podem minar totalmente seus esforços de divulgação do que posicionamentos e atendimentos conflitantes ao cliente. Por isso, é importante que todos os canais se posicionem de forma integrada. No marketing essa proposta pode definida como Omnichannel. E uma solução perfeita para a implementação dessa estratégia é o desenvolvimento de aplicativos próprios.

Um ambiente em que todos os seus canais de divulgação estejam reunidos, à mão do cliente, no momento em que ele precisar. Claro, além da integração virtual, é preciso que os funcionários de cada setor também estejam com o discurso alinhado e bem treinados.

Agora você já tem algumas pistas de como melhorar a divulgação de sua empresa. O que achou das sugestões? Foram úteis? Compartilhe este artigo com amigos nas redes sociais e não se esqueça de continuar nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este!

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