5 dicas para otimizar a gestão de TI da sua empresa

Ilhasoft

A gestão de TI da empresa deve focar em resultados e na busca contínua de otimização. Nesse cenário, o gestor pode adotar um conjunto de abordagens que melhoram a definição de tarefas, auxiliam a identificação de erros e a aplicação de melhorias nos pontos certos, por exemplo.

Quer saber mais? Então veja abaixo cinco medidas que podem ser tomadas para melhorar a gestão de TI da sua empresa!

1. Tenha uma boa definição do escopo dos serviços do setor

Para impedir a sobrecarga do setor responsável pela infraestrutura de TI, o gestor deve definir de forma precisa o escopo de trabalho de cada time. Após levantar as necessidades do negócio e identificar o perfil do seu corpo técnico, ele poderá criar processos adequados para a realidade da empresa, que consigam manter serviços com bom funcionamento mesmo em momentos de alta demanda.

Dessa forma, o direcionamento de tarefas será feito com maior qualidade. Todos os profissionais saberão quais atividades devem executar com antecedência, podendo planejar uma rotina de trabalho de maior agilidade e performance.

2. Adote métricas de desempenho

As métricas de desempenho dão ao administrador uma visão ampla sobre todo o funcionamento da infraestrutura do negócio e os processos da área. Por meio delas, falhas são encontradas rapidamente e medidas corretivas passam a ter um impacto elevado.

Também chamados de KPIs, os indicadores de desempenho podem ser aplicados tanto para avaliar o trabalho de cada time quanto para identificar problemas de performance em equipamentos. Diante disso, é importante que o gestor consiga criar métricas que sejam feitas de acordo com o perfil de cada área.

Por exemplo, uma métrica muito elevada pode prejudicar a performance do setor, uma vez que a carga de estresse proporcionada por profissionais trabalhando está muito além da capacidade de atingir resultados positivos. Por outro lado, indicadores muito baixos não conseguem auxiliar o gestor a identificar problemas, criando uma visão pouco realista sobre o negócio.

3. Adote o feedback como forma de otimizar o trabalho de cada profissional

Sempre que problemas na rotina de um profissional forem identificados, dê feedbacks para que ele possa corrigir as suas práticas. Essa é uma estratégia simples, mas que, quando bem executada, pode aumentar o engajamento do time e maximizar a performance do setor.

Além disso, quando pessoas atingirem as suas metas e se sobressaírem, busque reconhecer o mérito da conquista, demonstrando ao profissional que o seu trabalho é valorizado por todos.

4. Treine os seus profissionais para otimizar a gestão de TI

A tecnologia muda constantemente. Portanto, treine os profissionais do seu negócio para que eles estejam sempre aptos a trabalhar com o uso das tendências e padrões mais modernos do mercado.

Os treinamentos para atualização de conhecimentos são, junto com o uso de feedbacks, uma das medidas que mais contribuem para a melhoria dos serviços de TI do negócio. Essas práticas eliminam falhas nos processos de trabalho e alinham conhecimentos entre todos os profissionais, evitando conflitos e gargalos operacionais.

5. Utilize as ferramentas corretas

As ferramentas disponibilizadas para o setor de TI impactarão diretamente na performance de cada time. Portanto, é fundamental que o gestor saiba escolher sistemas e dispositivos que sejam adequados para a rotina de cada área.

Nesse sentido, uma boa alternativa que a organização pode adotar é o desenvolvimento de aplicativos personalizados. Com o auxílio de uma companhia do ramo, as necessidades de cada time serão levantadas para que a empresa possa criar uma ferramenta feita de acordo com o seu perfil.

Gostou do nosso post e quer receber mais dicas sobre gestão de TI? Então assine já a nossa newsletter!

mautic is open source marketing automation