5 dicas para você empreender com sucesso na era digital

Ilhasoft

As mudanças tecnológicas exigem adaptações rotineiras em todas as áreas, especialmente quando falamos de marketing eficiente e sucesso nos negócios. Por isso, empreender na era digital é um desafio apaixonante, mas que apresenta um certo senso de urgência ao se pensar em transformação e inovação.

Dessa forma, quem não estiver atento a essa dinâmica tende a marcar passo e, em um mercado extremamente competitivo, isso não é nada bom. Quer saber como ter sucesso nessa empreitada? Então, confira as dicas que separamos para você!

1. Entenda o público

Onde estão as pessoas do nicho que sua empresa atende? Quanto tempo permanecem conectadas? Preferem redes sociais, blogs, sites de notícias ou conteúdos educativos? Qual o objetivo desse público ao optar por um ou outro estilo? Como e em qual horário acessam a internet?

Utilizar a empatia é essencial para ter sucesso. Mesmo em épocas de grandes avanços tecnológicos e comércio eletrônico, ainda é necessário definir claramente seu público-alvo. Compreendê-lo também é fundamental.

Assim, é interessante partir do princípio de que o consumidor não está interessado no produto como um fim, mas como um meio de alcançar um objetivo — que, normalmente, está relacionado a uma meta ou realização imediata. Dessa forma, é fundamental reconhecer hábitos, dores, amores, ódios e, especialmente, os sonhos do público-alvo.

2. Reconheça as tendências e dinâmicas do mundo conectado

Quando se trata de comércio eletrônico e vendas, existem algumas peculiaridades quanto aos canais e à forma como são utilizados. Assim, vão se criando tendências e as mudanças se tornam necessárias.

Os internautas mais antenados fazem pesquisas de preço na web, onde conferem comentários em blogs e sites com possíveis reclamações ou elogios de outros consumidores. Mesmo quem não possui acesso costuma comprar através de alguém de confiança, ou seja, a grande maioria das pessoas já está vivenciando a era digital.

E estamos falando de uma geração que, em grande parte, teve que aprender a conviver com essa enxurrada de informação e possibilidades. Como será em 10 ou 15 anos?

3. Utilize tecnologia mobile

Há tempos o celular deixou de ser privilégio de alguns e apenas um aparelho para ligações ou mensagens. Isso não se trata somente de vendas, mas de utilizar a tecnologia mobile como aliada nas estratégias de marketing para uma comunicação eficiente e como forma de agilizar os processos.

Investir em sites responsivos e adaptados para telas menores é o primeiro passo. Mais de 70 milhões de brasileiros acessam a internet através de celulares, tablets e smartphones. Além disso, é possível realizar campanhas segmentadas de acordo com a localização do usuário.

No entanto, o desenvolvimento de aplicativos que facilitam a vida do público e permitem maior dinamismo na comunicação já é uma necessidade no empreendedorismo.

4. Coloque as novas tendências do marketing em prática

Muito mais do que anúncios e exposição de produtos, o marketing atual está voltado para a informação e interação, até porque é isso que o público procura. Nesse contexto, uma marca que tira dúvidas e resolve os problemas do consumidor tende a se tornar confiável e se aproximar das necessidades do público.

Uma fanpage com informações sobre produtos, a aplicação do marketing de conteúdo em blogs e a dedicação às redes sociais são algumas das alternativas que aproximam a marca do consumidor.

É preciso ir além do melhor conteúdo, investindo também em aprimorar a forma como ele chega ao destino. Investimentos em design e velocidade são essenciais nesse momento.

5. Pratique preços competitivos

Já se foi a época em que uma pesquisa de preço demandava tempo e outros recursos. Hoje, basta um rápido acesso à internet para que o consumidor tenha o cálculo da média praticada no mercado. Isso é indiferente para lojas físicas e virtuais. Portanto, praticar preços mais elevados confiando na desinformação é um erro.

Viu só como empreender na era digital é um desafio apaixonante? A transformação é diária, pois o mundo está cada vez mais dinâmico e o que é tendência hoje pode não ser amanhã. O que não muda é a necessidade de confiança e a proximidade com o público.

Gostou do conteúdo? Então, continue com a gente e descubra também o que considerar antes de investir em tecnologias inovadoras!