6 motivos pelos quais os usuários deixam de usar aplicativos

Ilhasoft

Os aplicativos tornaram-se um dos principais caminhos pelos quais envolvemos ideias entre nós e o mundo que nos rodeia. E essa tendência só deverá aumentar no futuro.

Em um artigo publicado em seu site, o analista do Silicon Valley, Andrew Chen, atesta que um aplicativo médio perde 77% dos usuários nos três primeiros dias após a instalação. Após um mês, 90% dos usuários pararam de usar o aplicativo e na marca de 90 dias, apenas 5% dos usuários continuam usando esse mesmo app.

Os motivos para deixar de usar apps podem ser muitos: a experiência do usuário, a utilidade, a falta de confiança, etc. Nesta publicação, reunimos os mais comuns para te ajudar a evitá-los e parar de perder clientes. Acompanhe!

1. Problemas técnicos

Um dos pontos mais cruciais quanto a continuidade no uso de um aplicativo é, com certeza, com relação a erros, falhas e o tempo de resposta. Antes de disponibilizar o seu aplicativo na loja para download, faça testes completos com um conjunto de usuários Beta registrados, que podem dar feedback em casos de uso.

2. Interface de usuário pobre

A experiência do usuário e o design da interface são tão importantes para o aplicativo que, se um usuário se encontrar em confusão de navegação e não conseguir obter gratificação rápida, é provável que simplesmente o exclua.

UI e UX não são apenas sobre como o aplicativo parece, mas também sobre o quão fácil é para o usuário ter seu problema resolvido rapidamente por meio da sua aplicação. Uma boa UX mostra o quão bem você entende o problema do usuário e que pretende resolvê-lo.

3. Falta de conteúdo

Quando o conteúdo gerado pelo usuário é crucial para a experiência de todos, encontrar pouco ou nenhum conteúdo pode desinteressar rapidamente quem o usa. E provavelmente essa pessoa não voltará para o app.

Ao criar tal aplicativo, assegure-se de que você seja iniciado em um ambiente controlado e dentro de um grupo fechado de usuários, em que você pode trazer vários segmentos de clientes para a plataforma ao mesmo tempo.

4. Excesso de notificações

Ser irritante é outro motivo pelo qual os usuários podem considerar deixar sua aplicação. Esse caso é ainda pior porque as pessoas não se esquecem da sua empresa. Os usuários não gostam de ser incomodados constantemente enquanto usam os aplicativos.

Isso cria uma associação negativa com sua marca, a qual pode ser realmente difícil de consertar. É por isso que a melhor maneira de lidar com esse problema é usar o senso comum e saber com que frequência se comunicar com seus clientes.

A frequência do envio de notificações pode variar de acordo com os tipos de campanhas que você executa e os produtos que você vende.

5. Falta de segurança

Seus usuários devem saber que podem confiar no aplicativo e fornecer número de cartão de crédito e demais dados, os quais estarão protegidos. A ideia de ter os dados vazados pode ter um impacto muito negativo no desempenho e nas vendas do seu app.

Muitos dos usuários também não são desenvolvedores, então eles simplesmente não têm ideia do que um aplicativo pode realmente fazer.

O primeiro passo para que as pessoas confiem em você é declarar que você não fará nada com seus dados. Além disso, você deve fornecer-lhes o selo de segurança para mostrar-lhes que os dados estão realmente protegidos com um protocolo oficial.

6. Checkouts ruins

Um bom processo de pagamento e finalização da compra não só aumentará suas chances de fazer vendas, mas também trará as pessoas de volta ao seu aplicativo. Elas saberão que é fácil fazer compras em sua plataforma.

Se você gostou das dicas e gostaria de compartilhar suas dúvidas ou mencionar outros motivos para deixar de usar apps, deixe seu comentário no post!