7 dicas para escolher a desenvolvedora de aplicativo da sua empresa

Ilhasoft

Você tem uma ideia ótima para implementar um aplicativo que vai facilitar a rotina de seus colaboradores, gerar valor em suas entregas e aumentar a produtividade da equipe. O problema agora é encontrar o time de profissionais certo para que ela funcione tão bem quanto no seu planejamento. Escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativo capacitada para entregar resultados de primeira exige atenção aos detalhes. Confira algumas dicas para ajudar a definir quem vai produzir seu app!

Avalie as necessidades de sua empresa

Antes de procurar alguém para executar seu projeto, é preciso definir as necessidades dele. Que ações seu aplicativo executa e como a solução funciona? Mesmo que você não conheça a tecnologia por trás do software, entender melhor sua ideia vai ajudar a filtrar parte da concorrência. Nem todas as desenvolvedoras de aplicativos trabalham com o tipo de código que sua empresa precisa e quase todas elas têm uma especialidade. Geolocalização, aplicativos sociais… encontrar o desenvolvedor certo demanda identificar bem o escopo do projeto.

Compare os serviços de cada fornecedor

Atente-se ao nível de personalização que a empresa desenvolvedora oferece em seus apps. Para ser mais eficientes, produtoras utilizam estratégias que permitem a reutilização de código entre um app e outro. Isso reduz o custo de desenvolvimento, mas pode resultar em contratos menos flexíveis.

Atente-se a prazos e cronogramas

Quando for escolher um fornecedor, atente-se para como ele administra prazos desde o orçamento. O atendimento que a empresa de desenvolvimento oferece é um reflexo de sua prestação de serviços e é possível identificar profissionais sérios de cara. Prometer datas impossíveis pode tornar uma oferta atraente, mas acabar rendendo dores de cabeça no longo prazo.

Desconfie de ofertas irresistíveis

Da mesma forma que prazos mirabolantes indicam uma furada, investimentos muito baixos podem ser sinônimo de software ruim. Compare seus orçamentos e verifique as especificações de cada um deles. Suporte, manutenção e infraestrutura são fatores que influenciam bastante no valor final do seu aplicativo e devem ser discutidos no momento da contratação.

Busque referências nos seus apps favoritos

Tem algum aplicativo que você curte muito? Procure informações sobre o desenvolvedor. Na página da publicação da AppStore ou Google Play é fácil obter a identificação de quem disponibilizou o download. Procurar uma empresa cujo trabalho é familiar é uma das formas mais fáceis de encontrar a desenvolvedora de aplicativos certa para seu app.

Conheça melhor o time de desenvolvedores

Não basta escolher a empresa certa, conhecer o time que vai trabalhar para transformar seu app em realidade vai lhe ajudar a se certificar de que o know-how certo será aplicado ao projeto. Pergunte sobre a experiência destes colaboradores e procure se informar ao longo do processo.

Não se esqueça da importância de testar seu software

Certifique-se que a produtora escolhida está apta a realizar os testes que garantem o funcionamento adequado de seu aplicativo. Desenvolver software bom é, acima de tudo, garantir que ele cumpra as tarefas que propõe, mas além disso são necessários estudos de interface e ajustes ao longo do processo para assegurar a eficiência de seu app. A desenvolvedora de aplicativos certa sabe que o trabalho não acaba quando ele chega na app store.

Agora que você sabe tudo sobre como escolher a desenvolvedora de aplicativo certa, já está pronto para começar a transformar aquela boa ideia numa solução completa. Tem experiência e já desenvolveu um app? Deixe seu comentário contando o que não pode ser esquecido na hora de escolher o time de desenvolvimento ideal.