Como funciona e qual a importância da criptografia de dados em aplicativos?

Ilhasoft

Investir em segurança da informação no desenvolvimento de aplicativos para smartphones faz-se muito necessário nos dias atuais.

Isso se deve também ao fato de que as pessoas estão acessando cada vez mais a internet por meio de dispositivos mobile. Pesquisas apontam que esse tipo de acesso tem superado em números as conexões feitas em computadores.

Consoante a esse aumento do acesso à internet via smartphones, aumenta-se também o uso de aplicativos, o que acaba inflando o mercado nessa área e demandando mais investimento em segurança da informação no desenvolvimento dos apps.

Pensando nesse cenário, grandes desenvolvedoras de apps estão apostando em uma velha e eficaz tecnologia: a criptografia de dados.

Saiba como funciona o mecanismo da criptografia

Trata-se de uma tecnologia anterior à internet como a conhecemos e, resumidamente, pode ser descrita como um mecanismo de cifragem e decifragem de dados, que ocorre no espaço de tempo entre o envio e o recebimento dessas informações.

Em uma troca de mensagens no aplicativo WhatsApp, por exemplo, a partir do momento do envio, a mensagem é criptografada, cifrada, ficando ilegível até ser entregue a seu destinatário, só aí ela é decifrada, torna-se legível novamente. Como somente o destinatário terá a chave para decifrar os dados, eles ficam protegidos de serem interceptados por terceiros.

Entenda a importância da criptografia de dados em aplicativos mobile

Principalmente em aplicativos projetados para funcionar online, a criptografia é essencial, pois se trata de um dos melhores mecanismos de segurança da informação usados em software.

Nos smartphones, o perigo do vazamento de dados por vezes se intensifica, por exemplo, quando há utilização de redes wi-fi abertas. Qualquer usuário mal-intencionado pode interceptar dados trafegando nessas redes. Por essa razão, é extremamente desaconselhável acessar apps de banco ou de compras online conectado em uma rede aberta.

A maioria das grandes empresas tem apostado no desenvolvimento de apps corporativos de atendimento ao cliente. Há também grande utilização de plataformas mobile e armazenamento de dados em nuvem por meio de servidores e data centers terceirizados. Além disso, o uso de tecnologia mobile na comunicação interna das equipes é uma realidade.

Nesse panorama, a criptografia de dados pode proteger as mensagens e os trabalhos desenvolvidos por meio de apps de fenômenos como a espionagem industrial e o vazamento de informações de pessoas e empresas.

Compreenda por que desenvolvedores precisam investir em criptografia de dados em seus apps

Para quem desenvolve soluções em aplicativos para smartphones, investir em criptografia de ponta a ponta significa agregar elevado valor ao seu produto, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança de seus dados na rede. Dessa maneira, um aplicativo que conta com o recurso da criptografia dispõe de maior credibilidade frente aos usuários.

No Brasil, a lei Lei Nº 12.737, de 30 de Novembro de 2012, já prevê penalizações de até 3 anos de reclusão para quem incorre em crime de invasão de dispositivo informático alheio. Isso significa que a sociedade brasileira está se conscientizando dos riscos do uso inadvertido da internet.

Viu como é importante investir em criptografia de dados para agregar valor ao seu produto? Para saber muito mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento de apps, curta nossa página no Facebook!