Como funcionam os rankings das App Stores?

Ilhasoft

Você provavelmente sabe que existem vários critérios envolvidos nos resultados do Google, o maior site de buscas do mundo. Mas, certas táticas podem ser aplicadas para melhorar a sua posição nos rankings das App Stores.

O seu aplicativo precisa desse impulso de visibilidade. A concorrência nessa área é bastante intensa, com novidades surgindo todos os dias e um público que pode não ser tão fiel quanto você imagina.

Se você priorizar a otimização dos critérios certos, conseguirá melhorar a posição do seu aplicativo. Isso impulsionará o seu número de downloads, aumentando consideravelmente a sua base de usuários.

Conheça a seguir os principais fatores que determinam os rankings das App Stores atualmente:

Número de downloads

É muito comum associar o número de downloads de um aplicativo com um bom ranking das App Stores, e realmente essas duas ideias estão associadas. Um aumento nesse número pode ser decisivo para subir algumas posições nos resultados de buscas e, claro, no ranking de mais baixados.

Nesse ponto parece existir um círculo vicioso: fica mais fácil obter bons números de downloads se tem uma posição de destaque no ranking, o que recebe um ótimo impulso ao ser baixado várias vezes. Portanto, melhore a sua otimização para contar com esse benefício o quanto antes.

Quantidade de aberturas

Apenas downloads não são suficientes para um aplicativo ser visto pelas App Stores como relevante. Eles também precisam ser abertos com frequência em vez de se tornarem esquecidos (ou até desinstalados).

Essa métrica demonstra o interesse contínuo do seu público no aplicativo e serve como um fator decisivo para que ele conquiste e se mantenha em uma boa posição entre os resultados de buscas.

Escolha correta das palavras-chave

Assim como ocorre ao otimizar conteúdo para o Google, você também precisa acertar na escolha dos termos usados no seu aplicativo para melhorar seus rankings das App Stores. O objetivo é o mesmo: atingir quem está procurando pelas funcionalidades que você oferece.

Você pode usar a própria busca das App Stores para encontrar combinações de palavras-chave que funcionem para o seu caso. Depois, certifique-se de usá-la de forma natural na sua descrição e no nome do aplicativo para emplacar uma boa posição.

Avaliações dos usuários

Assim como ocorre com e-commerces e estabelecimentos físicos no Google, as avaliações de usuários servem como filtro de qualidade para o público e são bastante valorizadas pelos algoritmos das App Stores.

Além da quantidade, é importante que as reviews do seu aplicativo sejam legítimas, de pessoas reais. Portanto, não caia na tentação de tentar inflar esses números criando contas falsas.

Atualizações frequentes

Um aplicativo com suporte constante de seus desenvolvedores tem maiores chances de contar com bons rankings das App Stores. Manter uma boa base de usuários, que tem acesso a atualizações constantes, é algo que mantém o seu aplicativo relevante em meio aos concorrentes.

Trata-se de algo que precisa fazer parte da sua estratégia: um aplicativo não deve morrer, uma vez que é lançado. Na verdade, é aí que se inicia a sua vida. Tenha um olhar voltado a correções e melhorias que possam ser efetuadas e preveja tudo isso no seu planejamento.

O seu aplicativo pode alcançar posições bastante privilegiadas nas App Stores, e não se trata de sorte. Ao iniciar uma estratégia focada nos pontos acima, você conseguirá construir uma reputação de qualidade junto ao algoritmo e aumentar consideravelmente a visibilidade do seu aplicativo.

Se você gostou das dicas sobre rankings das App Stores, deixe a sua caixa de entrada mais informativa com o nosso conteúdo: assine a nossa newsletter!

mautic is open source marketing automation