Como inovar na empresa? Confira essas 5 dicas

Ilhasoft

Não importa qual o segmento da empresa — seja ele indústria, comércio ou prestação de serviço —, a inovação é essencial para garantir a sobrevivência no mercado e proporcionar a ampliação dos negócios.

Porém, em um mundo cada vez mais competitivo, é necessário buscar soluções que diferenciem a companhia dos seus concorrentes e que sejam atrativas para os consumidores. Uma tarefa difícil e que levanta a questão: como inovar na empresa?

É comum as pessoas acreditarem que a inovação é sinônimo de ideias novas e revolucionárias. Essa pode ser uma interpretação, mas, de uma maneira geral, ser inovador é estar atento ao mercado em que atua e promover soluções criativas e que permitam suprir gargalos e demandas de trabalho de maneira única e eficiente. Assim, podemos afirmar que inovação é tudo aquilo que melhore o funcionamento da empresa.

Neste artigo, separamos algumas dicas sobre como inovar na empresa. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

1. Tenha algumas regras

Normas e inovação parecem não combinar, mas é necessário estipular algumas regras para garantir o bom funcionamento da empresa e direcionar as ações de trabalho. Os colaboradores precisam conhecer as diretrizes corporativas — embora isso costuma não acontecer — e os objetivos do negócio. Dessa forma, eles sabem em qual direção o negócio caminha e quais os planos de ação para atingir as metas. A inovação estará alinhada com os interesses da empresa.

2. Estimule a sua equipe

Os colaboradores de uma empresa conhecem a rotina do trabalho e o mercado e, portanto, têm o conhecimento necessário para analisar, avaliar e propor soluções de mercado. Crie um ambiente de confiança e incentive a sua equipe a apresentar ideias, afinal, a inovação pode partir de qualquer pessoa.

3. Encare problemas como oportunidades

Se existe um problema em algum lugar, é sinal de que é necessária uma solução. E, para isso, é necessário pensar fora da caixa, sair do óbvio e ir onde ninguém foi. Fique atento aos gargalos e problemas culturais e estruturais, pois a sua empresa pode ser aquela que oferecerá uma nova solução e, com isso, ganhará maior abrangência de mercado. Lembre-se sempre: transforme os problemas em oportunidade.

4. Conheça o mercado

A inovação está bastante ligada ao mercado. Processos empresariais limitados, produtos e serviços que não atendem plenamente o interesse dos clientes, dentre outros aspectos, são comuns de serem encontrados. Analise, avalie e entenda o mercado em que está inserido, proponha novas soluções e melhore os seus serviços. A melhor forma de vencer a concorrência é oferecer aquilo que eles não têm ou fazer melhor.

5. Use a tecnologia

A tecnologia é grande aliada das empresas, pois permite melhorar os processos corporativos, economizar nas atividades diárias, potencializar os serviços da companhia ou aumentar a qualidade dos produtos. Acompanhe as tendências tecnológicas e avalie como investimentos nesse setor podem contribuir para a melhora da rotina de trabalho da sua equipe e tornar o seu negócio ainda mais eficiente e relevante.

Gostou deste artigo sobre como inovar na empresa? Acompanhe a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos!

mautic is open source marketing automation