Como o Mobile Marketing pode gerar vantagem competitiva para sua empresa?

Ilhasoft

O conceito de Mobile Marketing compreende qualquer interação de publicidade, serviços e/ou relacionamento com o cliente que seja realizada por meio de dispositivos móveis — celulares, smartphones, tablets, phablets etc. — como canal principal ou complementar a outras mídias, com o objetivo de alcançar o cliente e estimular uma ação.

Sua aplicação vem sendo amplamente explorada, pois, diante da democratização do acesso à internet e da popularização dos dispositivos, podemos observar uma revolução mobile em curso. Segundo dados da empresa de Tecnologia Cisco, divulgados em fevereiro deste ano, há uma estimativa de que, em 2020, 70% da população mundial será usuária de algum tipo de dispositivo móvel. Ou seja, serão mais de 5,4 bilhões de pessoas portadoras de, pelo menos, um aparelho. Isso significa que até lá teremos 1,25 dispositivo por pessoa! Esse número impressiona, não?

Portanto, alcançar o cliente em potencial no seu dispositivo móvel se tornou peça fundamental no conjunto de estratégias de Marketing das empresas e também um diferencial competitivo.

Falaremos a seguir como elas podem ser aplicadas para impactar um grande número de pessoas, resultando no aumento das vendas. Acompanhe!

Quais as estratégias de Mobile Marketing são interessantes?

SMS

É a mais utilizada e também a forma mais simples de alcançar o cliente, pois consiste em enviar uma mensagem de texto para pessoas cadastradas em uma base de envio. Quem recebe não é cobrado pelo recebimento da mensagem.

Bluetooth

Essa é uma estratégia muito bacana para campanhas locais. Sendo assim, elas se tornam muito efetivas quando realizadas em hotspots, em que o cliente é sinalizado para habilitar o bluetooth, caso queira receber gratuitamente arquivos de diversos formatos, transmitidos muito rapidamente.

Muito útil para disponibilizar vídeo institucional, jogos, wallpapers, descontos, entre outros.

Aplicativos

Atualmente, contamos com diversos aplicativos, com as mais diversas funções para facilitar a nossa vida. Jogos, música, redes sociais, controle financeiro, marcação de exames, compra de ingressos, notícias etc.

Diante disso, enxergou-se uma oportunidade incrível de colocar o anúncio do seu produto ou serviço bem diante dos olhos do cliente: na tela do celular! Segundo dados do ADMob, plataforma do Google, este formato de publicidade gera um aumento médio de 15% a 20% na receita da empresa.

Mobile Commerce

Os produtos ou serviços são oferecidos por meio de ações de Mobile Marketing em que toda a transação de compra e pagamento é feita pelo próprio dispositivo.

Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Ipsos e pela PayPal, entre setembro e novembro de 2015, foi concluído que o Brasil está à frente da média mundial no hábito de comprar pela internet por meio de dispositivos móveis. Alcançamos 34% contra os 33% da média verificada em outros países.

Vale a pena investir em sites Mobile-Friendly?

Temos uma lista de motivos para que o seu site seja otimizado para dispositivos móveis. Mas citaremos apenas 4 números impressionantes que já bastam para convencê-lo:

  • No ano passado, mais da metade das buscas realizadas no Google foram feitas em dispositivo móvel e isso significa que o acesso ao site também foi via mobile;
  • No Brasil, 68% dos usuários acessam a internet pelo mobile, segundo a Nielsen;
  • 61% têm uma melhor impressão da marca quando esta oferece uma boa experiência móvel;
  • 61% saem imediatamente do site e vão em busca de outro, caso a experiência não tenha sido boa, segundo o Google Think Insights para mobile.

O que é preciso considerar?

Os dados da pesquisa Nielsen Mobile Report, realizada em julho de 2015, mostram os momentos em que os brasileiros mais usam o celular:

  • 48% antes de dormir;
  • 46% em momentos de espera;
  • 34% enquanto assistem TV;
  • 24% assim que acordam;
  • 20% no banheiro.

O estudo também apontou que 72,4 milhões de brasileiros usam o smartphone para ter acesso a internet. De acordo com os dados apresentados no Google Mobile Day em junho de 2015, as pessoas checam seus celulares mais de 150 vezes ao dia! Além disso, 72% acessam a internet diariamente e 86% dos usuários fazem pesquisa de compra em mobile.

Diante de todos esses números que escancaram a audiência e o alcance efetivo, fica a dúvida: por que o investimento em Mobile Marketing ainda é tão baixo?

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