Consultoria Mobile

A maior empresa de táxi no mundo (Uber) não tem nenhum carro em sua frota, a maior empresa hospedagem no mundo (Airbnb) não tem nenhum hotel ou pousada construída. O que estas duas empresas tem em comum?

O modelo de negócio destas empresas estão baseados em colaboração, informação e praticidade. E para conseguir alcançar estes três pilares, estas empresas usam o poder dos aplicativos móveis.

O mundo mudou!

E a forma como compramos produtos e serviços, como trabalhamos, nos divertimos e como nos relacionamos também mudou. Nos EUA, 15% das vendas do Starbucks já são feitas pelo aplicativo da rede. Os usuários compram o seu café antes de chegar na loja.

A adoção de smartphones no Brasil tem sido cada vez mais rápida. Uma recente pesquisa do IDC divulgada pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) aponta que 76% dos celulares vendidos no Brasil já são smartphones. O segmento de smartphones deve crescer 30% neste ano.

Cada vez mais, as pessoas estão usando smartphones para resolver seus problemas do dia-a-dia. Algumas empresas já começaram a incorporar o comportamento “sempre-ligado” aos seus negócios.

Segundo dados do Google:

94% dos usuários de smartphones pesquisam informações locais;

29% dos usuários de site mobile e aplicativos fizeram uma compra na loja com rapidez;

80% das pesquisa em celular resultam em visitas a loja até cinco horas após a pesquisa inicial.

Seis pontos principais em uma estratégia mobile.

1. Ofereça aos usuários entretenimento, utilidade ou ambos.

Se seu aplicativo não oferecer valor atraente, a vida útil dele será curta. Em nossa consultoria mobile, definimos de forma clara o real motivo do aplicativo. Trazendo funcionalidades realmente úteis ao usuário, de forma que estimule a fidelidade.

2. Crie aplicativos para a maioria das plataformas.

Se existe limitação de recursos no projeto, durante o processo de consultoria mobile, definimos a plataforma que deve ser priorizada de acordo com o público alvo do projeto.

3. Aplicativos para smartphones e tablets.

Crie aplicativos que funcionam bem nos diversos tamanhos de tela e se adapte tanto a smartphones quanto a tablets. Não limite a forma como o usuário irá utilizar seu aplicativo.

4. Crie uma experiência “feita-para-aplicativos”. Não transforme seu website em um aplicativo.

Os aplicativos podem oferecer recursos que sites não oferecem, como notificação, integração com câmera, compra com um clique… Use as funcionalidades adicionais para atender melhor os usuários de aplicativos, suas expectativas e necessidades são diferentes dos que visitam um website.

5. Promova seu aplicativo para aumentar a base de usuários.

Não adianta ter um excelente aplicativo se não tiver quem use.

No serviço de consultoria mobile, ajudamos a conquistar estes clientes: indicando estratégias de marketing e realizando otimizações (ASO) na descrição do aplicativo na loja, escolhendo a categoria certo para o app e apresentando os melhores screenshots.

6. Evolua sempre, escute e entenda os usuários.

Após a publicação do aplicativo na loja e conquistar os primeiros usuários, é fundamental continuar evoluindo para que a base de usuário continue crescendo e a taxa de conversão continue a aumentar. Um aplicativo sem atualizações e sem evolução de usabilidade, recursos e design é considerado como um aplicativo abandonado.

A Ilhasoft, por meio do serviço de consultoria mobile, ajuda a desenvolver planos estratégicos para incorporar o mobile na necessidade de cada projeto.

Startup

Fazemos sua ideia dar certo.

Entender as tendências, analisar comportamento dos usuários mobile, planejar modelo de negócio e definir tecnologias e plataformas são os serviços disponibilizado na consultoria mobile. Se você quer criar um diferencial competitivo, maximizar o valor do negócio e reduzir custos, é importante utilizar uma estratégia móvel bem planejada.