Desenvolvimento de app: vem conhecer esse processo do início ao fim

Ilhasoft

A cada dia, milhares de aplicativos para celular são publicados nas lojas da Google e da Apple. Alguns deles são jogos, outros são redes sociais e muitos são apps de comércio eletrônico. Mas todos esses aplicativos, se construídos profissionalmente, devem seguir um processo de desenvolvimento semelhante.

No post de hoje, vamos apresentar as etapas do processo de desenvolvimento de aplicativos do início ao fim. Continue a leitura e mãos à obra!

Ideia

Embora cada aplicativo móvel comece com uma ideia central, sua premissa inicial provavelmente não é suficiente para criar um app que ganhe dinheiro ou obtenha uma audiência. Você precisa criar um aplicativo que atenda a um mercado suficientemente grande, mas também seja específico o bastante para ressoar com usuários particulares.

Para tanto, em vez de começar com a fase de design, dedique um tempo para uma extensa pesquisa de mercado. Começando assim, é possível agir com mais assertividade e dar a você, sua organização e seus investidores a confiança de que seus esforços não serão em vão.

No final desse processo, você deve ter o escopo do trabalho mapeado e ter determinado quanto do processo de design será feito em casa.

Design

Quando você começa a trabalhar na aparência do seu app, já conhece os recursos e os resultados que você procura entregar ao usuário.

Inicie descrevendo como os usuários vão interagir com seu aplicativo em termos de diferentes funções e telas. Crie também jornadas para eles, onde você mapeia, em grande detalhe, o trajeto que cada um pode fazer dentro do seu aplicativo.

Os wireframes e os storyboards darão informações sobre o backend necessário para suportar a funcionalidade do app. Quando feito corretamente, o protótipo será o desenvolvedor base para começar a criar o aplicativo real.

Desenvolvimento

Seus desenvolvedores podem usar uma plataforma de criação de aplicativos, como o GoodBarber, o Shopgate e o Buildfire, ou configurar o armazenamento, bancos de dados, APIs e servidores à medida que começam a criar o backend do seu protótipo.

Ao chegar aqui, você deve ter configurado contas de desenvolvedores para as lojas de aplicativos onde você planeja publicar o seu.

Durante o estágio, é imperativo que você considere fatores múltiplos, como multitarefa, fator de forma, dispositivo e fragmentação do sistema operacional. É inútil incorporar recursos e funções no app se não forem compatíveis com a maioria dos smartphones.

Os desenvolvedores devem ter em mente as limitações de recursos no celular e, além disso, escrever códigos para que o app não cobre muito do processador ou da memória.

Testes

Durante o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, é uma boa ideia testar com antecedência e muitas vezes.

Diferentes dispositivos móveis respondem de várias maneiras. Na fase de testes de qualquer software, seu objetivo é fazê-lo falhar o máximo possível, para que você possa corrigi-lo antes que entre em contato com os usuários.

Fazer isso mantém os custos finais mais baixos. Quanto mais adiante você entra no ciclo de desenvolvimento, mais caro torna-se para corrigir erros!

Você sempre deve se referir aos documentos originais de planejamento ao construir os vários casos de teste. Além disso, retorne os recursos previamente apagados em todas as versões do aplicativo. Só porque algo funciona na versão beta não significa que funcionará durante o processo de teste do candidato de lançamento.

Lançamento

A fase de lançamento do ciclo de vida do desenvolvimento de aplicativos é fundamental para o sucesso do seu aplicativo. Falhe nesse momento e todo o trabalho duro e o dinheiro que você investiu vão pelo ralo.

O objetivo da etapa de lançamento é levar seu aplicativo para as nas mãos de tantos usuários quanto possível.

Pós-lançamento

O desenvolvimento de aplicativos não termina no lançamento! À medida que seu app cai nas mãos dos usuários, o feedback vai derramar e você precisará incorporar essas sugestões, reclamações e críticas em futuras versões do aplicativo.

Se você está começando, pode demorar algum tempo para se acostumar com o processo. Mas, ao repetir as etapas, o desenvolvimento de aplicativos se tornará cada vez mais previsível. E então, pronto para começar? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!