Empreendedorismo Digital: conheça as 5 principais tendência do mercado

Ilhasoft

Com o advento da internet e da comunicação cada vez mais facilitada, tornar-se um empreendedor digital é uma verdade cada vez mais próxima da realidade de qualquer pessoa. E no atual cenário econômico do Brasil, as oportunidades se tornam terrenos promissores para serem exploradas por empreendedores natos.

Por isso, neste post separamos as 5 principais tendências para o mercado de empreendedorismo digital. Confira!

1. Universo Mobile

A tecnologia mobile é uma área com possibilidades infinitas para criatividade e inovação. Os dados de uso de smartphones e tablets impressionam até os mais otimistas defensores da tecnologia. Em 2015 eram 3.2 bilhões de pessoas conectadas à internet em todo o mundo — um mercado promissor a ser explorado.

Somente no Brasil, o número é de 105 milhões de usuários. Essas pessoas vivem conectadas 24 horas por dia, durante 7 dias por semana. Só nos EUA, 74% dos usuários utilizam aplicativos móveis para direcionamento geográfico, 60% utilizam frequentemente jogos online e 82% checam notícias diariamente por meio dos aplicativos.

As oportunidades se concentram principalmente no mercado de massa, chamados B2C (Business to Customer), com tendência de crescimento exponencial nos próximos anos.

2. Realidade Aumentada

A realidade aumentada é a interseção entre o mundo virtual e o real. Por meio de aplicativos de smartphones e tablets ou equipamentos específicos, é possível projetar objetos virtuais no mundo físico real.

Por meio da realidade aumentada, um consumidor em qualquer lugar do planeta pode visualizar um objeto em três dimensões e até mesmo testá-lo sem nenhum contato físico. As aplicações hoje ainda estão em expansão, sendo essa uma área de grandes oportunidades para ser exploradas.

3. Big Data

O Big Data é um termo utilizado na Tecnologia da Informação para designar uma grande quantidade e complexidade de dados armazenados que aplicações convencionais não conseguem transformar em tomada de decisão concreta.

Os principais desafios do Big Data incluem formas efetivas de captar as informações, fazer a curadoria de dados, analisar e armazenar de forma eficiente e transferir de forma objetiva para tomada de decisão.

A grande oportunidade para Big Data será oferecer análises ricas para tomadores de decisão. Por exemplo, “como o clima influencia na tomada de decisão de compra no varejo?” ou “como o tempo de permanência de uma pessoa dentro de uma loja pode impactar no ticket médio da sua compra?”

4. Mídias Sociais

O advento da tecnologia também aumentou a socialização das pessoas por meio de redes de compartilhamento de informações pessoas. As mídias sociais possuem um volume de informações altamente estratégicas para qualquer negócio, e são cada vez mais utilizadas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 56% dos americanos utilizam redes sociais durante o horário de trabalho e quase 80% checam alguma rede social nos primeiros 15 minutos do dia. As oportunidades se concentram no cada vez mais comum relacionamento com clientes e atendimento.

5. Varejo Multicanal

Também conhecido como omnichannel, o varejo multicanal proporciona ao cliente oportunidades de relacionamento por canais físicos e virtuais, algumas vezes podendo ser até mesmo simultaneamente.

Proporcionar novas maneiras de integrar os canais físicos e digitais para proporcionar novas experiências de compra é uma tendência oportuna e que vem ganhando força principalmente com o advento do e-commerce no Brasil.

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