O que considerar antes de investir em tecnologias inovadoras?

Ilhasoft

As tecnologias inovadoras estão impactando profundamente o mercado atual. Servindo ao propósito de derrubar as tecnologias previamente estabelecidas e dominantes do mercado, as inovações disruptivas surgem cada vez mais frequentemente em todos os nichos de atuação.

Mas será que sua empresa está preparada para lidar com essas mudanças? No post de hoje, abordaremos questões que devem ser considerados por todo CEO frente ao dilema de investir ou não em inovação tecnológica. Continue a leitura e se prepare!

Esteja a par dos impactos causados no mercado pelas tecnologias inovadoras

As inovações tecnológicas têm revolucionado cada aspecto do mercado na contemporaneidade, incluindo mudanças radicais nos modelos de negócio. Nesse diapasão, temos a indústria fonográfica, que migrou quase totalmente da mídia física (venda de CDs) para a digital (streaming e download de arquivos de áudio).

Outros aspectos do mercado atual vêm sofrendo profundos abalos, incluindo os perfis profissionais. Isso promove a extinção de algumas profissões, agora obsoletas. Mudanças radicais também são operadas na estrutura industrial e na gestão de espaços nas empresas.

Em relação a esses dois últimos aspectos, temos o advento de novos equipamentos e maquinários, que inutilizam os anteriores, e as inovações em tecnologia da informação. Por meio do mobile, cloud, acesso remoto e outras novas ferramentas, elas possibilitam a expansão dos departamentos de uma empresa pelo mundo todo, com comunicação eficiente em tempo real.

Repense a empresa e adapte-se às novas tecnologias

Ao ponderar sobre a adesão a invocações, como os modelos de negócio digital, por exemplo, é preciso partir do pressuposto de que essa migração afeta não apenas o setor de TI, mas todo o trabalho: Recursos Humanos, o contato com o cliente, o modo de atuação comercial, etc.

Por essa razão, é preciso promover a resiliência em tudo o que essas transformações abrangem, incluindo pessoas, equipes, projetos e processos de uma maneira geral.

Com o vertiginoso avanço das tecnologias disruptivas, conclui-se que, nas próximas décadas, a adaptabilidade das empresas às inovações vai determinar fortemente o sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento.

Entenda que a formação e conscientização dos funcionários é essencial

Grande parte das recentes invasões e ataques cibernéticos a empresas se viabilizaram por meio da vulnerabilidade ocasionada por um único funcionário. Por meio de uma fraude eletrônica enviesada dessa maneira, todo a segurança da informação de uma empresa é comprometida.

Por isso, é preciso investir cada vez mais na formação contínua dos colaboradores, capacitando-os para operar de acordo com os protocolos de segurança. Dessa forma, reduz-se radicalmente os riscos de espionagem industrial, roubo de propriedade intelectual e outras ameaças virtuais ao patrimônio da empresa.

Pondere sobre tecnologias disruptivas e considere o futuro de sua empresa

Investir em tecnologias inovadoras é olhar para o futuro. Algumas delas têm o poder de remodelar o mundo como o experienciamos hoje em dia. Dessa forma, é preciso pensar novos produtos e novos modelos de negócios, diversificando o planejamento em longo prazo por meio de pesquisas constantes acerca das tendências tecnológicas vindouras.

Gostou da nossa breve reflexão sobre o impacto das tecnologias inovadoras no mercado? Preparado para embarcar nas principais tendências? Então, compartilhe estas ideias em suas redes sociais e espalhe a inovação entre seus amigos e colegas!