Tecnologia mobile: um divisor de águas no mundo dos negócios

Ilhasoft

Nos últimos anos o mundo passou por grandes mudanças como resultado da tecnologia mobile. Enquanto dispositivos móveis têm sido nossos parceiros há algum tempo, foi apenas com o lançamento do iPhone, em 2007, que deu-se o início de um surto de usos de dispositivos inteligentes.

Desde então ele tornaram-se fundamentais em nossas vidas e mudaram a lógica do consumo de informações. Hoje você verá alguns exemplos de como redes sociais, aplicativos de geolocalização e outros recursos de tecnologia mobile mudaram nossa forma de interagir e fazer negócios. Acompanhe!

Aplicativos de compras

O aplicativo da Amazon é um dos casos de sucesso mais bem documentados no mundo. Um dos aplicativos de compra mais utilizados ao redor do globo, ele permite que usuários adquiram a seleção completa de produtos da Amazon onde quer que estejam.

O app usa notificações para alertar o cliente quando seu pacote foi enviado e entregue e o mantém informado de novos lançamentos de produtos que possam ser do interesse dele. Se há alguns anos comprar exigia horas e horas de navegação em páginas web, hoje com aplicativos como esse é muito mais fácil adquirir os produtos dos seus sonhos.

Lembrou de algo que precisava a caminho de casa? A Amazon tem esses produtos e fazer a sua compra pelo telefone é tão simples que não é preciso sequer ter seu cartão de crédito em mãos. A função “comprar com um clique” garante o pagamento instantâneo dos itens selecionados.

Aplicativos de passagens aéreas

Os usuários dos aplicativos como o Decolar e o Kayak podem pesquisar, reservar e gerenciar voos pelo celular, fazendo download de seus cartões de embarque em seus smartphones.

Se comprar uma passagem era coisa complicada antes do advento da tecnologia mobile, hoje dar a volta ao mundo exige pouco mais do que uma conexão com a internet. E, se o seu objetivo é encontrar as passagens mais baratas, apps são seus melhores amigos e podem emitir notificações conforme os preços mudarem.

Aplicativos de geolocalização

Se no passado localizar um endereço ou estabelecimento exigia interagir com uma série de pessoas a procura de informações ou comprar um complicado mapa de papel, hoje a nossa realidade é bem diferente. Com um celular e um aplicativo de geolocalização, como o Google Maps, Waze ou até mesmo o Foursquare, é possível encontrar o que você precisa onde quer que você esteja.

Viajar nunca foi tão fácil quanto depois do advento da tecnologia mobile e se perder, mesmo dentro da sua própria cidade, parece um conceito do passado. É claro que os aplicativos de geolocalização também trouxeram consigo outros benefícios, como amplificar os resultados das empresas, que podem se promover nessas ferramentas e conquistar novos clientes.

Aplicativos de redes sociais

O que Facebook e Twitter têm em comum? Além de conectá-lo aos seus amigos e a vários influenciadores digitais, essas tecnologias ganharam força com o mobile. E é nos celulares que se tornaram protagonistas. Ambas as redes sociais têm milhões de usuários e boa parte deles faz uso de smartphones para se comunicar com pessoas e empresas.

Seus aplicativos reproduzem bem todas as funções que podem ser encontradas no desktop, com a portabilidade e praticidade que só os telefones podem garantir. E é por isso que hoje não conseguimos sequer imaginar um mundo em que nossos amigos e organizações de que somos clientes não estejam à distância de alguns cliques.

Os negócios se beneficiam particularmente dessa mudança de mentalidade proporcionada pela tecnologia mobile, pois ganham mais oportunidades de interagir com o cliente, fazer sua marca ser notada e influir diretamente em sua rotina. Quando bem utilizados, apps podem gerar novas oportunidades e se converter em novas fontes de renda.

Deu para entender por que a tecnologia mobile pode ser considerada um divisor de águas no mundo dos negócios? Tem algum exemplo que acrescentaria nessa lista? Aproveite a oportunidade e deixe seu comentário!