Você sabe o que é cross media?

Ilhasoft

Somos testemunhas das grandes mudanças pelas quais o mundo tem passado nas últimas décadas. A internet e a comunicação estão no centro dessas transformações e compreender isso é fundamental para sermos bem-sucedidos em nossas estratégias de vendas.

Você já ouviu falar em atuação cross media? Neste artigo vamos esclarecer alguns pontos sobre essa estratégia e mostrar por que ela é a melhor alternativa para quem quer estar alinhado com as melhores práticas de marketing do mercado.

O que é cross media?

De modo geral, uma atuação cross media significa estar presente, de forma planejada e concatenada, em vários canais de divulgação diferentes. Ou seja, são campanhas que aparecem, de modo complementar, tanto na TV quando no rádio, na internet fixa, em mobile e/ou em veículos impressos.

Assim, é possível cativar e envolver as pessoas na mensagem transmitida pela empresa e motivar conversões de venda.

Por que estar em diferentes canais?

Estamos cada vez mais cercados por tipos distintos de mídia. Desde o relógio “smart” até um veículo que se conecta à rede por meio de satélite. E isso é uma grande oportunidade para que empresas alcancem seus clientes em situações cada vez mais rotineiras.

Se, há alguns anos, era necessário esperar o intervalo comercial da novela das 8, agora o cenário é totalmente diferente. Então, as empresas precisam também se adaptar e avançar no sentido de construir um relacionamento com os clientes em momentos diferentes.

Cercados por oportunidades

Os televisores não são mais apenas receptores de sinal, eles se conectam à internet e transmitem interações do espectador/internauta. De acordo com o portal Exame, em 2015 foram mais de 191 milhões de acessos à internet via celular só no Brasil, que tem a população estimada em cerca de 207 milhões de pessoas.

Com a chamada Internet das Coisas, vemos a expansão de eletrodomésticos e demais utensílios conectados à rede, controlados ou não via aplicativos de smartphones, como dispositivos que fazem as compras do mês em um clique, brinquedos que permitem observar pets pelo celular e/ou geladeiras com display para mostrar receitas.

As chances para oferecer produtos e serviços se multiplicam a cada dia.

Quais são os desafios de ser cross media?

Contudo, junto com todas essas novas oportunidades que surgem a cada dia, cresce o desafio de se reinventar nas estratégias para alcançar o cliente. Criar uma peça publicitária fechada, com duração de 30 segundos, com atores contratados, roteiro estabelecido, que conte a história de forma de forma criativa, porém, direta e simples? Pode tirar isso da sua prioridade.

Agora é preciso estimular conceitos como interatividade, colaboração, engajamento, compartilhamento, alcance de marca, etc. Não se trata de maior quantidade de canais sendo acionados, mas de como eles podem ser complementares e independentes, ao mesmo tempo em que contam a história que a empresa quer criar.

Qual a importância de planejar?

Já é possível perceber como se tornou praticamente imprescindível o planejamento qualificado de uma ação cross media, não é mesmo? Com tantos canais trabalhando de forma interconectada e ainda levando em consideração que o público vai interagir com essa história, não é possível pensar que algo assim se faz sem um minucioso planejamento.

Quais mídias serão usadas? Qual será o papel de cada uma? Como evitar que o cliente abandone a história no meio? Todos os detalhes da mensagem estão claros e bem transmitidos? Está criativo e instigante? Estas perguntas indicam alguns dos questionamentos que um bom planejamento precisa cobrir.

Este artigo ajudou a compreender o conceito de cross media? Não hesite em compartilhar conosco suas dúvidas e deixar o seu comentário! E, claro, continue nos acompanhando para outros artigos como este!